BÊ-À-BÁ DAS MÁSCARAS DE PESTANAS

Falando por experiência própria, um dos meus essenciais em termos de maquilhagem é mesmo a máscara de pestanas. Para mim, é imprescindível um bom pestanão; além de dar vida e destaque ao nosso olhar, dá definitivamente um ar mais bonito a qualquer maquilhagem. É um passo simples, mas que faz toda a diferença. Aviso já que não me responsabilizo por vícios após esta publicação...

O curvex é um passo essencial?

O curvex é um óptimo auxiliar para pestanas com menos curvatura. Na prática, falamos de pestanas que crescem mais a direito.  Muitas vezes, este tipo de pestanas não consegue curvatura através da máscara de pestanas - e neste caso, recorremos ao curvex. Este acessório deve ser utilizado antes da máscara de pestanas, pois quando utilizado depois pode danificar as pestanas. Dá num efeito mais acordado ao olhar, fazendo um ligeiro lift à zona ocular. É um passo facultativo na maquilhagem, especialmente para quem tem as pestanas mais curvas.

Como escolher a minha máscara de pestanas ideal?

O primeiro passo é decidir o efeito final que queremos para a nossa pestana - volume, alongamento ou curvatura? Queremos uma combinação de efeitos? Depois, é escolher o produto tendo em conta a sua promessa - ou a sua escova, o que é muitas vezes mais fiável. A escova da máscara define em muito a sua qualidade e função. Falando de uma forma mais prática, escovas mais gordas e com mais cerdas são as melhores para conferir volume à pestana, enquanto que as escovas mais finas e com cerdas mais afastadas funcionam melhor em termos de alongamento. Escovas cónicas funcionam muito bem para separar as pestanas - ou seja, com a escova na horizontal definimos as pestanas, enquanto que as conseguimos separar com a escova na vertical. As escovas curvas e em zig-zag são óptimas para conferir curvatura, sendo que as escovas em zig-zag têm a vantagem de ajudar a não acumular excesso de produto nas pestanas e acumular grumos. As escovas em ampulheta facilitam a aplicação uniforme do produto e as escovas redondas funcionam muito bem como top-coats, porque define muito bem as pestanas. 

Falando em termos de cores, as opções são infinitas e experimentar é a palavra de ordem. Para quem não pretende muito destaque, mas ainda assim quer definição, o ideal é uma máscara transparente ou castanha. A máscara preta é a mais comum e a preferida de todas por todo o destaque que confere ao olhar. Máscaras coloridas podem ser uma boa opção para um look mais arrojado. Um óptimo truque para quem criar a ilusão óptica de pestanas ainda maiores é colocar um pouco de máscara azul no final das pestanas. O resultado é diferente e tem um efeito de alongamento óptimo.

Estou a colocar correctamente a minha máscara de pestanas?

O gesto de colocar máscara de pestanas é muito simples, mas isso não quer dizer que não estejamos a cometer erros na sua aplicação. Um dos erros mais comuns é fazer o gesto de vai-vem dentro do frasco quando estamos a retirar produto com a escova - a escova deve ser retirada apenas um gesto porque ao fazer este gesto de vai-vem estamos a reduzir o prazo de validade da máscara e a secá-la mais rapidamente. Depois, é importante limpar o excesso de máscara da escova - além de facilitar o processo de aplicação, evita a acumulação de grumos nas pestanas. 
A máscara deve ser aplicada da raiz para o extremo das pestanas, sempre com movimentos em zig zag, os responsáveis pelo volume e curvatura da pestana. Na aplicação, devemos sempre olhar em frente, para não borrarmos as pálpebras. Se por acaso acontecer, devemos deixar a máscara secar e tirá-la levemente com um pincel. Podemos aplicar máscara nas pálpebras inferiores, porém o efeito pode ficar mais artificial, sendo que não o aconselho de todo para quem tem olheiras. Podem aplicar mais camadas até ao efeito desejado, até duas ou três camadas no máximo. Mais camadas darão um efeito patas de aranha às pestanas. Podem inclusive misturar máscaras diferentes, para obter diferentes efeitos.

Sei que todas estas máscaras são máscaras que dividem opiniões mas, e como já é habitual, não podia deixar de referir os meus favoritos. Sou uma enorme fã de volume, logo as máscaras que utilizo e que acabo sempre por recomprar são a Better than Sex da Benefit e a The Falsies da Maybelline. Ambas dão um efeito de volume enorme às pestanas, algo que adoro. Quando procuro um pacote mais completo para as minhas clientes - que confira volume e alongamento à pestana, aposto na Grandiôse da Lancôme e na They're Real da Benefit. Ambas são maravilhosas!

E as pestanas falsas?

Sou dependente assumida. Sei que intimidam, especialmente porque as primeiras colocações podem ser um pouco difíceis. Porém, é como um eyeliner - exige alguma prática e alguns segredos. O procedimento é mais simples do que parece: exige apenas um par de pestanas postiças, cola e um pinça, caso tenham dificuldade em colocar as pestanas falsas na raiz das vossas pestanas naturais. A minha primeira diga é investirem numa boa cola. Não se preocupem com as pestanas que utilizam (até podem ser do chinês ou da primark, até porque há opções maravilhosas) mas escolham uma cola com uma boa durabilidade e que fixe facilmente. Recomendo a DUO e a cola da ItStyle. Os preços são muito diferentes, mas ambas fazem um trabalho exímio. Falando na pestana falsa em si, o mais importante é a banda. Quanto mais maleável for a banda, mais fácil será colocar as pestanas postiças. Bandas transparentes são uma grande plus, no entanto, são difíceis de encontrar.  



Passo-a-passo:
1 // Cortem as pestanas falsas ao comprimento dos vossos olhos - Muitas pestanas falsas são excessivamente grandes para servirem a qualquer olho. Para as cortar, basta colocá-las em frente ao nosso olho e perceber onde devemos cortar de forma a que a pestana não passe da nossa linha natural. Depois de cortadas, confirmem novamente o tamanho. 
2 // Colocar a cola - Coloquem uma camada fina de cola sob a banda das pestanas falsas e deixa secar durante cerca de trinta segundos a um minuto. Quanto mais tempo passar, mais a cola fica peganhenta e fixa à raiz das nossas pestanas naturais à primeira, sem se movimentar mais. Aplicar máscara nas nossas pestanas naturais.  
3 // Colocar a pestana -  Com a ajuda da pinça, peguem na pestana falsa pelo centro e fixem-na no meio da raiz das vossas pestanas, o mais perto possível da linha de crescimento natural. Pressionem com cuidado. Depois, basta puxarem as pontas internas e externas para o canto interno e canto externo do olho respectivamente, com firmeza. 
4 // Garantir que as pestanas estão bem aplicadas - Para terminar, podem aplicar alguma pressão na raiz com cuidado com os dedos, para garantir que a banda das pestanas está bem fixa ao olho. Colocar uma camada de máscara de pestanas, para juntar as nossas pestanas naturais com as falsas. Depois, é só desfrutar do pestanão! 





58 comentários:

  1. Obrigado meu anjo!!! Acho que esta semana sai outro :D

    Tu és incrível :o Tens sempre alguma coisa a dizer no que toca a maquilhagem!!! Super completo e muito útil o post meu bem!!!
    Acho que devias escrever um livro com todas estas dicas. Eu comprava na boa :D

    NEW DECOR POST | 7 Steps to Let Your Closet Impeccable and Organized!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Super completa esta publicação! Máscara de pestanas é o item de maquilhagem que mais uso no dia-a-dia portanto perceber a estou a fazer tudo bem na sua aplicação é excelente.
    Felizmente, de acordo com as tuas dicas, sei aplicar máscara eheh!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  3. I'm not heavy on beauty things, but mascara is a must in my beauty bag. Love it, so thanks for this post. Awesome!

    http://missymayification.blogspot.de

    ResponderEliminar
  4. As pestanas são imprescindíveis mesmo! Adorei! Beijinhos
    Www.pinkisthenew-black.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adoro máscaras de pestanas, mas acho super difícil colocar pestanas falsas hehehe.
    Adorei este post, ajudou muito!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Máscara de pestanas é algo que não me pode faltar! Adorei a publicação!

    Beijinhos e bom Domingo <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro o rímel The Falsies, uso imenso, faz um pestanão! Gostei do post!

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. You always teach us nice things, I like what you teach us today, and that's a problem because then I want to buy it, hahaha.

    ResponderEliminar
  9. Um guia completo e super útil! Eu neste momento estou viciada na "the falsies push up angel", da Maybelline :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  10. Adorei as dicas! :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. A mascara The Falsies da Maybelline é um clássico !

    ResponderEliminar
  12. I love the Benefit Mascara & Ardell lashes :)

    ResponderEliminar
  13. Quando vieres cá preciso de um workshop presencial de pestanas postiças! Tento tanta vez e nunca me dou com elas!
    A minha Velvet Noir acabou e fui logo buscar outra! Esqueci-me que queria testar a Grandiôse! Já sabes a minha opinião da Better Than Sex mas recentemente voltei a tirar a They're Real da gaveta e já me tinha esquecido do quanto a adorava!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  14. Nunca experimentei nenhuma das tuas máscaras preferidas. Eu normalmente opto sempre por máscaras de volume e gosto especialmente de escovinhas de plástico pois acho que são as que funcionam melhor comigo :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Adoro máscaras de pestanas, dão logo outro toque à maquilhagem!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  16. Really nice post! Have an amazing day.


    Bloglovin
    STYLEFORMANKIND.COM

    ResponderEliminar
  17. I wish I had the budget to buy and try out the Better Than Sex mascara. ;)

    http://couturecase.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Não dispenso máscara de pestanas, já o curvex tenho mesmo que comprar um!!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Adorei bastante as tuas dicas
    é uma coisa que não dispenso também
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Estou mortinha para experimentar a Better Than Sex!
    Excelente post, muito informativo
    Beijinhos,
    fashionpolice.pt

    ResponderEliminar
  22. Estava a precisar assim de um post tão bem explicado! Thanks :)

    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Um post, sem dúvida, muito útil! A escolha do rímel certo tem muito que se lhe diga!
    Eu prefiro sempre os que têm a escova fina, porque além de alongar melhor as pestanas, "pinta-me" melhor todas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Eu nisso não me posso queixar, tenho umas pestanas enormes, mas as vezes à
    há certas mascaras que mas deixam coladas umas as outras
    Adorei o post, explicas muito bem mesmo <3
    Beijinhos,

    http://kindnessgirlpt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. As minhas pestanas até têm um tamanho bom, tenho sempre que retirar o excesso de máscara, caso contrário ficam todas coladinhas xD Tenho mesmo que experimentar as máscaras da Maybelline!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  27. Também são um must para mim! Adorei as dicas querida xoxo

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  28. Por acaso não tenho nenhuma dessas.
    Mas já ouvir falar muito bem da BENEFIT. Vou-me motivar a experimentar:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Adoro a They.re Real da Benefit, é mesmo top. Já experimentaste uma da ItStyle, a Marvelous? Vais gostar.
    Eu e as pestanas falsas...tenho de continuar a tentar mas perco sempre a coragem. Corta-se no canto interno?
    Ótima publicação, como sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Interesting post my dear, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  31. As máscaras de pestanas são, sem dúvida, o item de maquilhagem que mais uso. Sair de casa sem máscara, para mim, é como sair sem calças eheheh. Adorei o post, super completo. Parabéns!

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar
  32. Tenho um curvex, mas raramente o utilizo, confesso. Quanto à minha máscara de pestanas, neste momento tenho get big lashes à prova de água, da essence.

    r: É mesmo, minha querida *.*

    ResponderEliminar
  33. Olá Cátia
    Que post excelente, gostei bastante
    suas dicas foram muito boas e as indicações também,
    acho tão lindo o efeito que essas máscaras dão
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderEliminar
  34. Confesso que não sou muito entendida nas máscaras de pestanas porque tenho pestanas enormes então não ligo muito a isso, mas gostei muito deste post! Super útil! As pestanas fazem toda a diferença no olhar de uma pessoa.

    www.catarinasantiago.com | Canal de Youtube

    ResponderEliminar
  35. I love how some mascara makes me feel without wearing much makeup. Great post, dear.

    My last post here: https://fallingforvogue.blogspot.com.es/2017/06/cannes-2017-repaso-las-mejores-vestidas.html?

    ResponderEliminar
  36. obrigada pelo comentário <3
    é daqueles produtos que não dispenso por nada :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  37. Cátia,
    Máscara de pestanas também é aquele produto que não abdico! E também prefiro as de volume!
    Não conhecia o truque da máscara azul nas pontas. Não uso o curvex, porque as minhas pestanas já são meio curvadas e das vezes que uso...não noto grande diferença para as vezes em que não o uso. ;)
    Kiss

    ResponderEliminar
  38. Love your post dear ♥
    If you want check out my blog.I write about fashion,beauty and lifestyle . If you want we can follow each other and we can be great blogger friends !

    http://herecomesajla.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  39. Também sou viciada em máscara! Acho que faz muita diferença no fim, e nem sabia que existiam tantos tipos de pincel. Gosto mais das que dão volume, e antigamente passava o curvex depois da máscara, muito errado! Meus cílios são bem retos, então preciso deles. Uma coisa que comecei a pouco foi comprar cílios postiços, ainda não sai com eles, estou treinando! Adorei o post :D

    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. nossa eu amo rímel!!! se pudesse teria todos o modelos possíveis de pincéis!! kkkk bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. This is such an awesome sharing!!!
    http://sepatuholig.blogspot.com
    Instagram @grace_njio

    ResponderEliminar
  42. Ando em pulga para experimentar essa máscara da Lancôme ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Nunca usei pestanas falsas, faz-me um pouco de confusão e parece que vai cair cola nos olhos ahaha mas nada como um dia experimentar :p
    Relativamente às máscaras, já estou a precisar de comprar uma também... Não sou nada dada a maquilhagem (como já sabes), um pouco de cc cream e rímel e estou pronta para sair, no entanto, preciso de uma boa máscara porque tenho as pestanas pequeninas e pouco curvadas :(

    Beijinho,

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  44. Adoro este Be-a-ba posts! Bem eu tenho uma colecão da Maybelline, mesmo que acabem guardo as embalagens e assim tenho várias escovas à minha disposição para variar nos looks ou no ênfase que quero das às pestanas!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  45. Tenho a they're real da benefit e apesar de gostar bastante acho que não me dá o volume suficiente às pestanas. Ou seja, ajuda a alongar imenso, mas volume propriamente dito não consigo come ssa máscara. Por isso estava tentada a experimentar a The Falsies da Maybelline, porque pela escova parece mesmo que é capaz de resultar em volume!!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Mesmo tendo pestanas compridas, não dispenso de usar máscara.
    Neste momento tenho usado uma da Cien e tenho adorado, apesar de ter da Maybelline e adorar.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  47. Eu amo os seus be-a-bá! Uso muita máscara também ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  48. Eu tenho sempre de recorrer ao curvex seja com que rímel for, são grandes e não dobram por nada ahah
    AZUENTURE

    ResponderEliminar
  49. Quem me dera ter jeito para colocar pestanas falsas. O meu problema é não conseguir acertar bem com o centro :( beijoca
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  50. Amo estes teus posts super bem detalhadas, acabo sempre por aprender mil e uma coisas!
    Confesso que tenho imensos problemas com as minhas pestanas. Além de serem pequenas, são demasiado retas! Mesmo ao usar um curvex antes de aplicar mascara de pestanas, o efeito não fica bom. Sou obrigada a usar o curvex antes e depois (sempre com muito cuidado).

    Além disso, não sei se é pelo tamanho ou formato das pestanas mas não consigo aplicar mascara de pestanas sem borrar a parte da pálpebra móvel que está rente aos cílios, e por essa mesma razão, não consigo trabalhá-los tão bem. Sinto-me obrigada a levantar a pálpebra para que isto não aconteça. Alguma sugestão?

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  51. Já encontrei algumas máscaras de que tenho gostado mas ainda não encontrei "a/as tal/tais". Ando numa procura constante pela máscara ideal para mim :(

    Mas foi super, super útil este Post ;)

    Beijinhos*
    www.quandooeusetornaemnos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  52. Amei o post, beijinho
    https://coisasdedivas4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  53. nunca percebi muito bem como funcionavam as escovas mas agora já fiquei a perceber. Obrigada :)

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  54. Uma das minhas mascaras favoritas é a mesma do que a tua, a da Too Faced.. mas não há comparação para as pestanas falsas! Fica um efeito incrível!! As da Ardell são maravilhosas!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  55. Obrigada por ajudares a perceber como cada escova funciona, mas pior é as pestanas postiças. Será que podes fazer um tutorial ou video de como as colocar, e quais o tipo de pestanas para cada tipo de olho?
    Obrigada
    Beijos Coloridos
    Arte e Cor

    ResponderEliminar

Sê bem-vindo/a! Obrigada pelo teu comentário, são as tuas palavras que movem o blog! Se começaste recentemente a seguir o blog, deixa-me um comentário a informar, para que possa visitar o teu. <3
Thanks for the comment, your words mean everything to the blog! If you just started following the blog, leave a comment here to check out your blog.