domingo, 7 de maio de 2017

BÊ-À-BÁ DOS ILUMINADORES

PODES CONSULTAR AQUI TODOS OS BÊ-À-BÁS

Hoje é dia de falar num dos produtos que mais me entusiasma quando me maquilho. Chega inclusive a ser normal lançar um suspiro ou dois depois do colocar - o iluminador. O toque perfeito para quem gosta de peles reluzentes e radiantes. Mas será que sabes tudo sobre ele?




O iluminador é utilizado para destacar zonas do rosto que pretendemos realçar, porém é um produto extremamente versátil e construível, sendo que podemos facilmente atingir o efeito pretendido com o mesmo produto - do mais natural ao mais metálico e molhado. Existem uma série de produtos que pretendem conferir este ar iluminado, desde correctores iluminadores, iluminadores líquidos, em creme ou em pó. Depois, o produto deve ser adaptado ao resultado final que pretendemos atingir. Atenção a quem tem pele oleosa, pois pode não ser fã deste efeito porque o iluminador pode, no seu extremo, conferir um efeito molhado ao rosto. 

Correcção de rosto 

Para quem pretende fazer uma correcção mais completa de rosto, o ideal é conjugar produtos de contorno com correctores mais claros ou iluminadores, que iluminam e destacam as zonas do rosto de uma forma mais subtil e natural, utilizando jogos de sombras. O ideal é não utilizar iluminadores propriamente ditos, pois as zonas de correcção do rosto ainda são extensas e o objectivo não é transformar o rosto numa bola de espelhos. Como referi acerca do contorno, o corrector mais claro ou iluminador deve ser colocado nas zonas que pretendem enaltecer, sendo que as mais habituais são topo das maçãs do rosto, zona da olheira, cana do nariz, zona mais alta da testa e zona mais alta do queixo. Porém, e tal e qual como se aplica aos tons mais escuros, estas zonas não são regra. O ideal é adaptarem estas regras ao vosso rosto e gosto pessoal. 


Os correctores iluminadores podem possuir, obviamente, as mesmas texturas que qualquer corrector, podendo ser cremosas ou líquidas, mas são mais vistos em caneta. Pessoalmente, quando quero uma pele mais 'perfeita' aposto sempre nesta correcção sendo que o meu corrector habitual já é um tom mais claro que a minha cor de pele. Assim sendo, conjugo sempre a utilização do corrector mais claro com pós de contorno para afinar o meu rosto. Para aplicar o corrector, como já referi, gosto de utilizar uma esponja de maquilhagem ou um pincel de topo recto. E não se esqueçam sempre da ordem de aplicação, ou seja, primeiro colocam os produtos líquidos e depois os pós para selar tudo. No meu caso, aplico corrector líquido, selo com pó translúcido e só depois faço o contorno com pó, por exemplo. No entanto, se optarem por contorno líquido, aplicam o corrector, o contorno e selam tudo com pó translúcido.  

Nota // A correcção de rosto pode ser conjugada com iluminadores em pontos-chave para destacar ainda mais as nossas feições. 


Iluminar pontos-altos do rosto

Para dar algum destaque e adicionar um ligeiro brilho a qualquer zona do rosto, optamos por iluminadores propriamente ditos. Quanto mais pigmento e maior o grão de um produto, mais notório é o seu efeito. Neste caso, o iluminador pode ser colocado no arco da sobrancelha, canto interno do olho, cana do nariz, zonas altas da maçã do rosto e arco do cupido. Pode inclusive ser colocado acima das sobrancelhas, em forma de C, quando alinhado com as maçãs do rosto. Como já referi, existem iluminadores líquidos, em creme e em pó. Por norma (e atenção que nem sempre acontece), os iluminadores líquidos ou em creme são uma opção mais subtil. Podem ser facilmente colocados com os dedos ou um pincel apropriado e esbatidos com precisão nas zonas pretendidas. Além disso, pode ser utilizados como base para um iluminador em pó, obtendo assim um efeito ainda mais dramático. 

Os iluminadores em pó são por sua vez os mais versáteis e onde encontramos maior variedade quanto à intensidade. São também muito fáceis de colocar porém deve existir alguma atenção em relação à escolha do tom do iluminador. Existem cores que só funcionam bem para peles mais claras e outras para peles mais escuras, porque se conjugam melhor com os tons da pele. Passando a exemplos mais práticos, iluminadores mais prata e rosados casam, de forma geral, melhores com peles mais claras; já iluminadores dourados e pêssego, ganham maior destaque em peles morenas. O objectivo de um iluminador não é dar cor à pele, é realmente apenas conferir algum brilho. Ou seja, se por acaso, ao aplicarem um iluminador na vossa pele, se apercebem que ele deixa um rasto de cor, é porque não é apropriado ao vosso tom. Actualmente, e tendo em conta que são cada vez mais as marcas a apostarem em iluminadores, começam a existir opções mais coloridas. Volto a referir, o brilho pode ter qualquer cor, mas atenção ao rasto que o produto deixa na vossa pele. Se após esfumarem conseguirem ver um rasto de cor, talvez não seja o produto mais adequado. Em termos de pincéis, o ideal é o aplicarem o produto com um pincel de iluminador ou um pincel vassoura. 

Enquanto à aplicação, a ordem mantém-se a mesma. Primeiro líquidos ou cremosos e depois pós. Não há que enganar. Pessoalmente, gosto de aplicar o iluminador em último. É daqueles momentos que mais aprecio ao maquilhar-me e consigo mesmo ficar uns segundos ao espelho a apreciar os reflexos do produto em si.


O que é o strobing?

O strobing é uma técnica que entrou em grande voga em 2016, em par com as tendências de pele mais natural. Consiste em eliminar por completo a criação de sombras do rosto e manter os pontos de iluminação, criando formas mais naturais para o rosto e eliminando as mais angulosas. A ideia continua a ser iluminar as zonas que pretendemos destacar, porém, esta técnica exige uma pele bastante cuidada, porque com a criação de tantos pontos de luz e sem qualquer sombra, temos realmente a pele em destaque e qualquer imperfeição acaba por ficar em primeiro plano. Dependendo do efeito pretendido, podemos utilizar tanto corrector iluminador como iluminador propriamente dito. 

Qual é o vosso iluminador preferido? Costumam utilizar com frequência?   





50 comentários

  1. Eu confesso que não tenho jeito para a maquilhagem. Bom domingo!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Very interesting post! Lovely cosmetics)
    alishapony.blogspot.ru

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante de maquilhagem mas, sinceramente, é raro fazer algo mais elaborado e, por isso, acabo por não ter assim tantos conhecimentos sobre determinados assuntos. E é por isso que adoro ler este teu género de posts. São sempre super informativos e acabo por descobrir algo novo. Beijinhos.

    New Post | My Blog

    ResponderEliminar
  4. Como sempre um óptimo post! Adorei!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Yay! Adorei! Mega informativo ;) eu uso um bocadinho de iluminador na sobrancelha e nas maçãs do rosto, quando me apetece sentir-me mais fancy mas não uso no dia a dia ;)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  6. dizem que os da revolution são maravilhosos e eu ando louca para experimentar! adoro iluminador , é sempre aquele ponto na maquilhagem que me deixa super feliz e BAM :D

    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  7. Só aprendo coisas contigo, fantástico :D

    Beijocas,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  8. Obrigada!
    Um coisa é certa, de maquilhagem eu percebo muito pouco... Tenho o iluminador da Mary Lou Manizer que tu aí apresentaste, e quando aplico não noto diferença nem brilho nenhum na pele... É a isto que se chama falta de jeito!

    Com amor,
    sara

    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Experimentei os iluminadores da Sleek através duma amiga minha e adorei. Agora quero comprar para mim ahahah

    Beijinhos :)
    quandooeusetornaemnos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. wow con lo que me gusta conocer cositas y contigo siempre descubro algo que no conocia, la verdad es que me lo anoto para futuras compras sin duda.

    ResponderEliminar
  11. Adoro usar iluminador, e quero muito comprar essa paleta da sleek, tem uma pigmentação mesmo boa :D Estou a gostar muito desta tua rubrica do bê-à-bá, tem-me ajudado imenso :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Esses iluminadores são tão bons, adorei o post.
    Beijinho!

    www.omundodapaulinha.com

    ResponderEliminar
  13. Adoro iluminador, mas ainda não encontrei o perfeito. Udei um da Kiko em stick que já nem há, tinha shimmer dava a impressão que estava suada ahah

    Um beijinho no coração, fica com Deus!

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
  14. Que boas dicas
    mas confesso que é uma coisa que não use muito
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Oiii, uaau que post mais completoo, guia perfeito dos iluminadores, amei! <3 Aprendi muita coisa. Não sabia dessa técnica que você citou por último! Confesso que não uso muito iluminador na make, mas agora vou passar a usar, já que minha pele não é oleosa!

    Beijos, Gi.
    Tá rolando sorteio de maquiagem lá no blog.
    Blog About Girls

    ResponderEliminar
  16. Eu adorooo iluminadores, quero mt experimentar os da makeup revolution, e fiquei tambem curiosa com a caneta da catrice
    beijinho, o post como sempre esta super informativo!
    beijinho
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. O meu preferido é o da MAC, o Soft and Gentle. =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  18. O iluminador é uma parte que eu estou amando ver nas maquiagens, dá todo um diferencial
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Eu estou super fã de iluminadores e o Vivid Baked Highlighters da MUR é o meu preferido.
    Parabéns por mais um fantástico post.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    5 BLOGGERS FAVORITAS

    ResponderEliminar
  20. Primeira vez aqui no seu blog é já tive uma aula. Ótimo post, super completo.

    Beijos,
    chovendoalgodaodoce.com

    ResponderEliminar
  21. Amo iluminadores! Tal como tu, deixo a aplicação para o fim porque é o meu momento preferido =P

    ResponderEliminar
  22. O post está mesmo completo!! Gosto muito de ver um rosto iluminado, fica mesmo bonito :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Não tenho muito jeito para maquilhagens muito elaboradas. Comprei à pouco tempo um iluminador da Sleek e gosto bastante :)
    As dicas são ótimas para saber mais um pouco :D
    Beijinho, Kati

    www.katiantunes.com

    ResponderEliminar
  24. Já não vivo sem iluminador! Estou obcecada com o quarteto "solstice" da sleek *.* Mais um excelente post querida!
    Beijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar
  25. Interesting beauty products. We keep in touch. xx

    ResponderEliminar
  26. Super útil, como sempre. :p

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Ai, como amo essa série de posts <3 não tenho iluminador, mas cada vez me convenço mais de que preciso comprar um em pó pra sair como uma diva haha não conhecia essa técnica que citou no final, mas acho lindo um rosto bem natural e com pontos de iluminação estratégicos :D

    Beijinhos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Não percebo quase nada de maquilhagem e estes teus post são tão bons para mim :)
    Adoro a forma como fazes estes post simples e fáceis.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Acho iluminadores lindos, porém não tenho nenhum :(
    Amei o post!

    ~September Rains

    ResponderEliminar
  30. Love this! ♥


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  31. Very nice! Have a lovely Day! 💛💛💛

    ResponderEliminar
  32. Não uso iluminador todo os dias, como uso bases "dewy" é um passo que salto, mas os meus preferidos são o watts up da benefit e o Mary-Lou ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Adoro adoro iluminador !!!
    Uso o da Sleek que esta na foto e é absolutamente fantástico! 😍😍

    ResponderEliminar
  34. Como eu amo iluminadores - aquele suspiro básico!
    Tens que falar desse da Sleek porque ainda quero perceber se é uma boa compra ou não - visto que ando mega curiosa com ele!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  35. Mais u post super útil e informativo! Eu por norma utilizo iluminador em pó!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. O meu produto de make favorito desta vida! Costumo dizer que se pudesse colocava na cara toda. Amo!

    ResponderEliminar
  37. Confesso que nunca soube como usar. Adorei <3 beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. amazing post :)
    love your blog!

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  39. Adoro iluminadores! Ando a namorar a paleta de Sleek há imenso tempo, já para não falar do iluminar da The Balm! São tãaaao lindos!
    Beijinhos!
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. aiiiii, isto é demais para mim :(

    ResponderEliminar
  41. Very nice, i followed you :)
    mybeautydiary123.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. confesso que é umas das coisas que não ligo nenhuma, são os iluminadores adoro ter mas nunca uso

    ResponderEliminar
  43. Eu não sabia exatamente nada disso, estou querendo comprar algumas coisas pra começar a usar então esse post caiu do céu de bom! Amei principalmente o jeito que você explica tudo em detalhes ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  44. Continuam a ser dos meus posts favoritos e tenho aprendido imenso contigo, obrigada! :)

    ResponderEliminar
  45. Mais uma publicação 5* Completas os meus conhecimentos, as minhas curiosidades todas. Em relação ao tema o interessante é que antes de eu experimentar iluminador não ligava nada mas agora...bem, aquilo vicia mesmo. Adoro essa paleta da Sleek, tenho, é muito boa! Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3