domingo, 2 de abril de 2017

BÊ-À-BÁ DOS PRIMERS

primers
Depois do enorme sucesso do BÊ-À-BÁ DOS PINCÉIS e do BÊ-À-BÁ DAS ESPONJAS DE MAQUILHAGEM, passemos aos Primers. São produtos por norma esquecidos na rotina de maquilhagem, mas de extrema importância. É um passo que não dispenso, até mesmo em maquilhagens no quotidiano. Vamos saber porquê?



O que são os Primers Faciais e como se utilizam?


O primer facial é o primeiro produto que deve ser colocado em qualquer maquilhagem - após os cuidados de pele. O seu intuito é preparar a pele, uniformizando-a e suavizando-a da forma mais eficaz possível, criando a tela perfeita para qualquer maquilhagem. É um produto extremamente versátil e multifunções que, de forma geral, ajuda a controlar a oleosidade da pele, a amenizar os poros e linhas de expressão e a aumentar a durabilidade da maquilhagem. Porém, a importância deste produto vem da espécie de base protectora que cria perante a pele e a maquilhagem, evitando que a base entre directamente em contacto com a pele e que possa bloquear os poros (o que resulta na formação de borbulhas e pontos negros). É um produto indispensável para qualquer tipo de pele, apenas tem de ser escolhido tendo em conta as características de cada tez. 

Nota // o primer é um produto incolor, no entanto existem marcas que comercializam primers com color - verdes, roxos, laranjas. Na prática, esses produtos não devem ser chamados de primers, mas sim de correctivos, pois corrigem as colorações da pele. 

Como referi, o primer deve ser aplicado após o creme hidratante e/ou protector solar. Nesta fase, a pele precisa de alguns segundos para absorver os cuidados de pele antes da aplicação do primer. Este pode ser aplicado com os dedos, da mesma forma que um creme hidratante, ou com um pincel. Pessoalmente, prefiro fazê-lo com um pincel, para garantir uma aplicação mais uniforme. Primeiramente, concentro o produto na minha zona t - a minha zona mais problemática em termos de poros e oleosidade - e espalho o restante por todo o rosto, de dentro para fora. Basta alguns segundos para podermos passar para a aplicação da restante maquilhagem. 

As minhas recomendações

primers faciais
Pessoalmente, adoro a forma como o Smoothing Primer funciona na minha pele. Dissimula eficazmente os poros e controla a oleosidade da minha zona t com precisão - a minha pele é oleosa. O preço é extremamente acessível. Quando maquilho peles mais oleosas, prefiro o Porefessional da Benefit. Sinto-me mais segura porque acho-o extremamente eficaz. Aumenta notoriamente a durabilidade da maquilhagem, fazendo com que a base não se mova durante todo o dia. É o produto mais caro da minha selecção. Não podia deixar de fazer referência ao Baby Skin e ao Primer Magic que, apesar de extremamente acessíveis, fazem super bem o seu trabalho. Podem encontrar a review destes produtos AQUI.  

Para que servem os Primers de Olhos? São realmente necessários?


O princípio é o mesmo - o primer de olhos prepara a pálpebra para a utilização de sombras. De forma geral, pretende eliminar a oleosidade da pálpebra (evitando que a sombra escorra), reduzir a acumulação de produto, corrigir descolorações na pálpebra, intensificar o pigmento das sombras e aumentar a durabilidade do produto. O primer de olhos é imediatamente aplicado antes de qualquer produto de olhos. Prefiro aplicá-lo com um pincel, para um acabamento mais uniforme; porém, podem também fazê-lo com o dedo. Atenção à quantidade: produto a mais pode fazer o efeito contrário. Pessoalmente, gosto de selar o primer com uma sombra do mesmo tom da minha pálpebra, para facilitar na hora de esfumar as sombras. Optem por um primer sem brilho, para o produto ter mais versatilidade. Primers perolados trazem algum glow a sombras mates, o que acaba por limitar o seu efeito. 

Truque // um corrector cremoso não substitui um primer de olhos, no entanto, imita ligeiramente o seu efeito. 


Os meus favoritos

primers de olhos
A escolha entre o Primer Potion e o Shadow Insurance é quase impossível. Ambos prolongam a durabilidade e intensidade das sombras e controlam a sua posição na pálpebra durante todo o dia. Gosto de os utilizar especialmente em noivas, pela durabilidade extrema. No quotidiano, recorro a opções mais económicas, mas que ainda assim, me satisfaçam em termos de qualidade. Não sou a maior fã da Kiko, mas adoro a densidade do Eye Base da marca (o produto mudou recentemente de embalagem). A pigmentação das sombras fica magnífica. O Prime and Fine não lhe fica nada atrás. 


O que são Primers de Lábios?

Por esta altura, já trauteiam comigo a definição de primer. Mais uma vez, a função aqui é a mesma: preparar os lábios para a aplicação de batom. Este produto anula a cor natural dos lábios, cria uma espécie de cola que fixa qualquer batom à boca e suaviza as linhas para evitar depósitos de cor. É o primer que menos utilizo porque muitas vezes substituo este produto por um hidratante labial no início da maquilhagem; os meus lábios não são muito secos, logo safo-me com facilidade. O primer de lábios deve ser colocado imediatamente após a preparação de pele, pois é um produto que leva mais tempo a ser absorvido. Colocar batom logo a seguir ao primer pode fazer com que o produto escorregue.   

As minhas escolhas

primers de labios

O TimeWise é um dos meus favoritos pois torna a aplicação de qualquer batom extremamente fácil e suaviza os lábios rapidamente. Tem inclusive um efeito anti-envelhecimento. O Prep+Prime é uma referência no mundo da maquilhagem e faz um trabalho incrível em termos de durabilidade - é o meu preferido para utilizar em noivas; em conjunto com um bom batom, faz maravilhas. Já o Primer de Lábios da Yves Rocher além de prolongar a durabilidade dos produtos, transforma qualquer batom em mate, independentemente do seu acabamento à priori

Quais são os vossos primers favoritos? É um produto que têm por hábito utilizar? 





87 comentários

  1. me ha gustado la baby skin, voy a mirar si por aqui la venden

    ResponderEliminar
  2. I use that maybelline pore eraser too <3 In love with it!

    Take care,
    Rizuna from A Well-dressed Nerd

    ResponderEliminar
  3. Eu já usei o The Porefessional e adorei é maravilhoso!! Boas escolhas!
    Beijinhos ♥

    Inspiring

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post! Informativo e bem explicado! Vê lá tu que eu nem sabia que havia primer para os lábios! *.*
    Não costume usar primer, vai ser a minha próxima aquisição :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa querida! O meu interesse é dar-vos conteúdo para que possam conhecer novos produtinhos e as suas funções! Uma beijoca enorme e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  5. Sempre fantástica minha princesa! Se não usar sombras, o primer de olhos faz (assim muita) falta também? Confesso que às vezes compro primer facial mas é dos produtos aos quais não dou prioridade e sei como é importante. Os mais baratinhos que recomendas são suficientes, o da prime magic e da baby skin? Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitamente princesa! São primers económicos que fazem o que prometem e servem perfeitamente para quem não necessita de maquilhagem à prova de bala. São mesmo os que uso no dia-a-dia <3 Uma beijoca boneca

      Eliminar
  6. Uso o primer da Benefit e gosto muito!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  7. Excelente post, como sempre.
    Gostei muitodas tuas escolhas, nos primers faciais, o meu preferido é o da Benefit e depois o da Sephora, gosto muito dos dois. Quanto aos olhos, aqui é muito dificil, já experientei muitos, muitos mesmo porque tenho a pálpebra muito oleosa, mas comigo apenas funciona o da UD, o da Benefit e o Stay don`t Stray da Benefit. Ultimamente ando a testar um da Kiko que funciona mais ao menos.
    Para os lábios, uso um da Flormar que gosto muito.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    misscokette.blgospot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o primer da Benefit não conheço e deixaste-me curiosa! Eu por norma uso o primer potion nas clientes porque é o que se adapta a mais tipos de pálpebra realmente. É uma aposta quase segura! Beijinho e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  8. Quando digo, UD, o da Benefit deve ler-se o da Too Faced :)

    ResponderEliminar
  9. Love the post
    xx Linda

    theknotofficial.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Não é um produto que utilize, até porque raramente utilizo maquilhagem.

    Bom domingo, minha querida*

    ResponderEliminar
  11. Nem fazia ideia que havia primer para os lábios ahaha! Costumo usar os paint pots da MAC para as sombras e foi a melhor coisa que já usei! O da UD ainda me deixo as pálpebras mais oleosas.

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO CONJUNTO KAT VON D (2 BATONS E O EYELINER!)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha pálpebra basta aplicar um bocadinho mais de primer potion e aquilo escorrega-me por todo o lado e tenho outras clientes em que parece cola! Eu uso muito as sombras em creme da Nyx, mas o soft ocre está já há tempos na minha lista! A ver se é desta :p

      Eliminar
  12. Want to try them all!!!

    www.lacaleya.com

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca tinha usado primers, até que ganhei dois agora no meu aniversário na sexta-feira e estreei ontem. Então eu amei o post pra saber usar direitinho! Ganhei um de rosto e um de olhos, agora quero um de boca. Achei que pros olhos fez muitaaaa diferença, e pra pele melhorou bastante a textura e oleosidade da pele. Quero testar esse Baby Skin, que embalagem fofa! Mas aqui no Brasil acho que não tem muita coisa dessa linha Baby ... da Maybelline :(

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que chegue aí rapidinho esta linha! Aqui em portugal, é um produto muito baratinho por isso vale bem a pena :) Um grande beijinho Raquel!

      Eliminar
  14. Adoreeeei os produtinhos, parecem ser ótimos! <3
    Ótimo post!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pelas dicas. Por acaso comprei o Prime and Fine da Catrice recentemente mas ainda não o experimentei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso mandei vir agora o facial! Vamos ver se gostamos dele :)

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Confesso que salto sempre esse passo à frente, até porque ainda não tenho nenhum! Já vi o BabySkin muito baratinho no ebay mas não sei se vale a pena... achas que sim ou é mais seguro comprar numa loja física? :s
    Beijinhos <3

    LOSING MA MIND

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha bonequinha, ele é baratinho por si só e corres menos riscos se comprares numa loja de confiança. Às vezes comprar no ebay é uma roleta russa: ou corre muito bem ou corre muito mal. Uma beijoca princesa <3

      Eliminar
  18. Nice post!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog GFC and I'll follow you back!
    http://anielasv.blogspot.com/2017/04/ootd-zaful.html

    ResponderEliminar
  19. Costumo usar primer de rosto e de olhos mas por acaso nunca utilizei nenhum desses que recomendas.
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Uhhh ADOREI o teu post! A sério, cheio de informação útil! Eu pouco conheço de primers, desconhecia completamente o primer para os lábios, agora fiquei super curiosa! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Girl, your blog is GOAL! I'm in love. I follow you, can you follow my blog back? ♥♥♥

    https://forgirlsonly-ofg.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post! Como sempre, aprendi grandes coisas!

    Estou de volta!!!
    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada princesa, é esse o intuito! Sê bem-vinda de volta <3

      Eliminar
  23. I've waited so long for a post like that! Such amazing products :)
    And you got a nice blog!

    x
    Fabienne Sophie

    ResponderEliminar
  24. obrigada pelo comentário <3
    geralmente, para uma maquilhagem mais simples, só uso primer de rosto :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu querida, acabo por dispensar os restantes no dia-a-dia. Uma beijoca!

      Eliminar
  25. Não tenho por hábito usar base por isso não uso o primer mas mesmo quando usava base saltava sempre esse passo ahah falam-me super bem do primer da catrice relativamente ao preço !
    beijinhos

    http://lostin-thestatic.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso encomendei agora o facial da Catrice para experimentar. Vamos ver se é tão bom como dizem! :p beijinho linda!

      Eliminar
  26. Confesso que é uma coisa que uso muito mas os que falas-te nunca usei
    neste momento estou a usar um da avon e adoro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca tive contacto com nenhum da Avon :) Uma boa semana querida!

      Eliminar
  27. Peles normais podem usar os mesmos primers de rosto que peles oleosas? atualmente uso a base de maquilhagem da oriflame, e para além do efeito iluminador, não me aguenta muito a base (além do normal dela), e nos olhos o primer da Milani, deste gosto do facto de ter cor e neutralizar a cor negra dos meus olhos, mas as sombras não duram mais :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem sim querida, porque de uma forma geral, todos pretendem ter o mesmo efeito. Por acaso não conheço nem um, nem outro. O que uso nas minhas clientes com a pele mais normal por norma é mesmo o Baby Skin. Quando lhe tocares, vais sentir que ele tem um toque meio oleoso, mas seca muito rapidamente na pele, sem a sentires ressequida. É muito confortável e é muito baratinho, e de maneira geral, dá-se bem em todas as peles em que tenho utilizado. Sentes a tua pálpebra oleosa quando aplicas querida? Há primers de olhos que fazem pior do que melhor, porque fazem a sombra escorregar. Opta por algo mais sequinho e cremoso, talvez faça a diferença! Espero ter ajudado, um enorme beijinho <3

      Eliminar
  28. Mais um post fantástico! Estou mesmo a adorar esta tua rúbrica, ajuda-me imenso!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Exfoliante de Açaí | Será o melhor?

    ResponderEliminar
  29. Lá está! Preciso muito destes teus maquilhagens para totós! Venham mais!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  30. Eu por acaso tenho que apostar num melhorzinho, comprei um na Kiko mas não é grande coisa :/
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  31. Acho que nunca usei um primer, shame on me x)

    ResponderEliminar
  32. Acreditas que nunca utilizei um primer facial? :O
    Adorei as tuas sugestões, fiquei bastante curiosa com o da Maybelline, tenho que ir comprar para experimentar! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  33. Estes posts são super informativos! De lábios nunca comprei nenhum específico. Faço muitas vezes como tu, aplico sempre hidratante primeiro :D
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  34. eu confesso que nunca foi muito um habito usar um primer mas vou mesmo investir num

    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
  35. Tenho imensa curiosidade nessa baby skin~
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Gostava de comprar o da Maybelline mas já não há à venda em Portugal. :/
    Grata pelas sugestões. Adorei o post.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitterbloglovin'

    • passatempo no blog: giveaway

    ResponderEliminar
  37. Devo dizer-te antes de mais que fico sempre embevecida com os teus comentários, muito obrigada :)
    Realmente descuro um bocadinho este passo da maquilhagem mas vou começar a mudar isso. Excelente post!

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Oh, fiquei bastante esclarecida, então com o de lábios...confesso que até ter recebido um da NYX nem sabia que existia! :') Estamos sempre a aprender!

    beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar
  39. Eu sou apaixonada pelo Porefessional da benefit para o rosto e o Stay don´t Stray para o olhos ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Estava mesmo a precisar de um post destes :)

    ResponderEliminar
  41. Acho que fizeste super bem em criar esta rúbrica que é, sem sombra de dúvida, muito útil!

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  42. Eu confesso: eu não uso primer de lábios xD Excelente post!

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Cada vez amo mais o teu blog :D for sure!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  44. Esse dos olhos da Too Faced é maravilhoso, é o meu favorito! Não uso para o rosto mas gostava muito de experimentar o da Maybelline!

    Mil beijinhos babe,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  45. I stared consistently using primers in 2015, before that I never ever use any! LOL! These days I can't be without one, it makes a huge difference to my makeup!

    ResponderEliminar
  46. I want to get those primers that really covers the pores! Gyaaahhhh!

    ♥ Chai Chen ♥ @chenmeicai
    ☆*。˚˚https://chenmeicai.blogspot.com˚˚。*☆

    ⓛ ⓞ ⓥ ⓔ ✰Recent Posts✰
    ✨ [TECH] Why Oppo F1s is the Best Camera Phone to Capture Summer #OOTD Photos
    ✨ [BEAUTY] Sleek Makeup Matte Me Lippies Review: My Cosplay & Non-Cosplay Looks!
    ✨ [COSPLAY] Who Will Be The Next Darna? #Darna2017

    ResponderEliminar
  47. Confesso que salto sempre este passo :/
    Tenho umas amostras do da Sephora e ainda nem experimentei :o

    Bom post, obrigada pela ajuda!

    xo,
    ThatSoMonica | @m.onica

    ResponderEliminar
  48. O favorito é sem dúvida o porefessional da benefit! Gosto bastante mais até que o da Sephora...
    Para primer de olhos gosto muito de utilizar o Paint Pot da Mac, na cor Soft Ochre! Não é um verdadeiro primer mas neutraliza muito bem a cor da pálpebra para depois aplicar as sombras.
    Boa compilação!
    Um beijinho,
    Cat

    https://unboxingcat.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  49. Adorei o post!☺️ Eu uso o Prime and Fine da Catrice... Não dá para usar o Prime facial nos olhos também? 🤔 Beijinhos 🙂

    ResponderEliminar
  50. Gostei tanto da explicação!
    já estou a seguir o teu blog!
    se puderes segue o meu ;)
    www.tudosobretudon.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  51. Confesso que sou uma desgraça com estas coisas! Tenho o da sephora, mas raramente uso! :(

    ResponderEliminar
  52. Ai uau. Aprendi tanto com este post, nem tens noção! Obrigada pelas sugestões!
    Um grande beijinho Cátia!

    The "F" Word Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3