domingo, 16 de abril de 2017

BÊ-À-BÁ DOS CORRECTORES

tudo sobre correctores
Como assim, já estamos nos correctores? É verdade, já aprendemos tudo sobre PINCÉIS, ESPONJAS, PRIMERS e BASES e chegámos aos correctores - produtos extremamente versáteis que permitem camuflar imperfeições, seja através da cor ou da própria cobertura. Podem inclusive iluminar zonas estratégicas. 
Por vezes, existem situações em que a base não é suficiente para esconder por completo as imperfeições da pele e precisamos de uma cobertura extra para o resultado perfeito. O corrector é o produto que procuramos, seja para eliminar colorações da tez, dissimular borbulhas e cicatrizes de acne ou esconder olheiras. Como qualquer produto, o tipo de corrector deve ser escolhido tendo em consciência a sua futura função e as necessidades de cada pele.

As diferentes texturas de correctores e como os utilizar:

Os correctores podem ser líquidos ou em creme. Existem também texturas em pó, no entanto, não são frequentemente utilizados pela sua difícil construção e pouca durabilidade. Correctores líquidos, de forma geral, possuem uma cobertura mais ligeira e assentam de forma mais leve na pele. São aconselhados para a zona de olheiras exactamente pela sua composição, que garante que não acumulem tanto nas linhas de expressão como um corrector em creme faria. Um corrector em creme é mais denso e garante uma maior cobertura, sendo perfeito para utilizar em borbulhas e cicatrizes de acne. Quanto à cor ideal, o corrector deve ser da cor da nossa pele ou ligeiramente mais claro. Porém, há que ter algo em mente: caso escolham o corrector mais claro, ele irá iluminar as zonas onde é utilizado. Desta forma, torna-se perfeito para a zona da olheira (porque além de camuflar a zona, ilumina a zona ocular, acordando e levantando o olhar), mas menos indicado para utilizar em borbulhas, por exemplo, porque chamará mais a atenção para essas zonas (o efeito oposto do que pretendemos). Para borbulhas, cicatrizes e manchas, o ideal é um corrector do mesmo tom da nossa pele. Em relação à fórmula, não se esqueçam de ter sempre em consideração a composição dos produtos para uma maior durabilidade no vosso tipo de pele, como referi no BÊ-À-BÁ DAS BASES.

Nos casos que referi acima, o corrector deve ser aplicado após a base pois, caso contrário, o produto pode perder cobertura. Como sempre, pode ser aplicado com os dedos, um pincel de corrector ou esponjas de maquilhagem. Quanto aos pincéis, podemos escolher um pincel de topo recto, um pincel cónico ou um pincel língua de gato, sempre em tamanhos ligeiramente mais pequenos que os pincéis de base. O mesmo se aplica em relação a esponjas de maquilhagem - deve ser ligeiramente mais pequenas e sempre com um lado que permita um pouco mais de precisão. A sua aplicação é extremamente simples. Na zona da olheira, deve ser aplicado em V (aplicado imediatamente abaixo da olheira, seguindo a cana do nariz), de forma a esconder a olheira e iluminar a área, sempre com ligeiras batidas até obtermos o resultado coerente com a base. O produto não deve ser arrastado para não perder cobertura. Como passo totalmente facultativo e mais avançado, pode ser aplicado no centro da testa, cana do nariz, arco do cupido e queixo para uma pequena correcção de rosto - próximo episódio do bê-à-bá. Para esconder borbulhas, manchas ou cicatrizes, deve ser aplicado apenas na zona específica, sempre com pequenas batidas até o produto estar o mais invisível possível na pele (e consequentemente, a imperfeição em questão). Em ambos os casos e, especialmente na zona da olheira, aconselho a selarem o produto com um pouco de pó solto, para garantir que o corrector se mantêm no sítio pretendido por todo o dia. 

tudo sobre correctores

E quanto a correctores coloridos?

Por vezes, a base e o corrector não são suficientes para esconder diferentes colorações na pele - e é aqui que os correctores coloridos entram. São essenciais para corrigir diferentes colorações na pele. O que se pretende que aconteça é que os correctores anulem a cor da imperfeição, criando um tom neutro (tom da pele) e a base perfeita para avançar com a maquilhagem. A regra é muito simples: cores opostas no círculo cromático anulam-se, logo o objectivo é taparmos a imperfeição com um cor oposta à mesma, criando a tal base neutra. Passemos a alguns exemplos práticos, para facilitar a compreensão: 
- Para esconder rosácea, vermelhidões na pele ou borbulhas mais vermelhas, utilizamos o corrector verde;
- Para esconder borbulhas mais inflamadas ou manchas amarelas, utilizamos o corrector lilás;
- Para esconder olheiras roxas ou hematomas, utilizamos o corrector amarelo;
- Para escolher olheiras acinzentadas, utilizamos o corrector salmão;
Estes são apenas alguns dos exemplos em que o corrector colorido pode ser aplicado. Independentemente da imperfeição, o truque é sempre o mesmo - utilizar a cor oposta no círculo cromático. A única excepção à regra é com o corrector vermelho, pois é habitualmente utilizado para quem tem vitiligo, repondo a pigmentação da pele. 


Em termos de aplicação, devem ser aplicados antes da base. Primeiro porque, por norma, estes correctores são extremamente pigmentados, pelo que a aplicação da base após os mesmos não anula o seu efeito. Depois, porque são muito mais difíceis de difundir com a base quando aplicados depois. Além disso, facilita-nos muito mais a tarefa para perceber onde aplicar a correcção de cor propriamente dita. Quando colocamos a base, torna-se mais difícil perceber que cor utilizar na zona problemática, porque a base pode acinzentar ligeiramente as cores. 

tudo sobre correctores

Aproveito para vos deixar algumas sugestões dos meus correctores preferidos. Em termos de correcção de cor, optei por escolher a paleta da Nyx e estou fã. Os tons são extremamente pigmentados e têm respondido bem a todos os tipos de pele até à data. São fáceis de trabalhar e de esfumar no rosto. Quanto a correctores em creme, não podia deixar de referir o Boiing da Benefit, que adoro. É um corrector mais caro, mas possui uma cobertura e durabilidade que o colocam em destaque. Tanto o Full Coverage da Kiko como o da Camouflage Cream da Catrice são também óptimos, porém com uma textura mais oleosa. Em relação a correctores líquidos, sou apaixonada pelo Pro Longwear da MAC. É sem dúvida o corrector a que recorro sempre, especialmente para noivas, por ser a junção perfeita entre cobertura, leveza e durabilidade. O Born This Way da Too Faced também é incrível e possui uma cobertura fantástica. Já o Liquid Camouflage da Catrice é o meu companheiro de todos os dias e fantástico na relação qualidade-preço.  

Agora quero saber, se tivessem de escolher apenas um corrector, qual seria?
   




37 comentários

  1. Adorei bastante cada dica
    confesso que nunca usei os que mostras-te mas já ouvi falar muito bem
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. És mesmo fantástica! Estava mesmo a precisar disso princesa, estava desejosa de experimentar o da NYX. Desses só conheço o da Kiko e o da MAC, que uso e gosto muito mas uso o mesmo para tudo :p beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Tenho de voltar atrás para ver as bases. O corretor é aquele produto que eu não vivo sem. Adorava experimentar esse da L'oreal, mas nunca o encontro. Sabes onde posso arranjar? Boa Páscoa.

    Com muito carinho,

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
  4. Que boas dicas, aprendo imenso com estes posts!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. siempre enseñas cosas que son de mi gusto, me gusta para poder coger ideas para mis futuras compras, y mira que tengo potis ya....

    ResponderEliminar
  6. Adoro esse da Catrice, mas agora ando a experimentar um da NYX, e estou a adorar! Esse da Too Faced já ouvi maravilhas sobre ele!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas, eu bem preciso delas ahah Beijinhos querida, e boa Páscoa! <3

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca utilizei, mas tenho adorado as tuas publicações sobre os Bê-à-bás!

    Boa Páscoa, minha querida*

    ResponderEliminar
  9. Dicas maravilhosa amei sempre arrasando na postagem,
    desejo a você e sua família feliz Páscoa.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. really love this post! thank you for sharing! x

    http://lifeofacameo.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post, beijinhos 😀
    www.omundodapaulinha.com

    ResponderEliminar
  12. Que make boa!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  13. Great post hun, I love the MAC concealer!

    ResponderEliminar
  14. Adoro estes teus posts, são sempre tão informativos e está sempre tudo tão bem explicadinho! Agora tenho utilizado o Fit Me da Maybelline e tenho adorado!

    www.catarinasantiago.com

    ResponderEliminar
  15. Estou adorando essa série de be-a-ba de tudooo! Eu adoro usar corretivos, recentemente caí nas graças desses coloridos e adoro demais! Quero muito testar um da Maybelline, que aparece no cantinho da primeira foto, que vem com a esponjinha, mas aqui no Brasil não tem :( Gosto de aplicar antes da base, pra talvez nem precisar dela, mas nunca acontece hahahah

    Beijinhos e feliz Páscoa!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Mais um post fantástico Cátia!
    Felizmente, não preciso de usar muito corretor. Uso mais para tapar alguma borbulha que decida aparecer sem ter sido convidada, mas gostei mesmo muito do post.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    BLACK DRESS | WSDEAR

    ResponderEliminar
  17. Amei o post, ficou super completo e muito informativo! Eu acho corretivo extremamente essencial, porém, na hora da preguiça, nem sempre acabo usando... Confesso!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  18. I really want to try the Catrice one!!! Great post! xo
    http://www.stylesensemoments.com/

    ResponderEliminar
  19. Pena mesmo!

    Bacana esse bê-á-bá de corretivos! Esse post me lembrou que preciso urgente comprar um, porque o meu favorito (da Natura) tá quase acabando.

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  20. Os teus post do Bê-á-bá são tão completos e explícitos que não sei como é que me maquilhava antes de os ter lido

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Adoro os correctores da Catrice, mas tenho curiosidade em experimentar o da Too Faced ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Super clara e direta.

    Thank you,girl!

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. wow am so in need of these. Love the ideas and such a well written post.
    New post on my blog . Do drop by soon <3
    ✿thefashionflite

    ResponderEliminar
  24. Como sempre excelentes dicas! Finalmente pôs as mãos ao tão falado corretor da Catrice eheh

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  25. É por isso que gosto do teu blog, estes posts tão informativos, que ajudam muito na hora de escolher!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  26. Já ouvi falar de todos os produtos que mencionaste, não vivo sem corretor!
    Adorei as dicas como sempre 🙂👌
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Adorei o teu post Cátia! Muito esclarecedor :)

    Eu escolhia o Liquid Camouflage da Catrice :D

    Beijinhos <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Já tive tantas vezes com essa paleta da NYX na mão e nunca lhe dei uma oportunidade! Vai er que acontecer.

    Ana C, www.adreamersland.com
    www.facebook.com/adreamersland

    ResponderEliminar
  29. Estou a adorar esta rubrica, sempre esclarecedora e muito prática!
    Quanto à pergunta do corretor não consigo responder mas essa paleta da Nyx...ai, ai, fiquei apaixonada! Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  30. Mais um post excelente e de grande ajuda para quem ainda não sabe trabalhar bem com os correctores...adorei.
    Eu de momento uso o HD da Nyx, o de esponjinha da Maybeline e a famosa caneta YSL....e uso um verde por causa da rosácea.
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. Também o tens aqui! Bom post, muito esclarecedor.
    Beijinhos :*

    ~ PureBeauty ♡ ~

    ResponderEliminar
  32. Adoro estes teus posts! O Liquid Camouflage da Catrice tem-me deixado muito curiosa :))

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3