domingo, 9 de abril de 2017

BÊ-À-BÁ DAS BASES

tudo sobre bases
Será que conseguem adivinhar qual é o desejo da maior parte das minhas clientes? Não, não é um eyeliner deslumbrante, nem lábios carnudos ou um smokey eye incrível. É uma pele perfeita. É por isso que hoje vos venho falar de bases, o produto-chave para criar esta ilusão de pele sem imperfeições e uniforme. Preparados para aprender a escolher a melhor base para a vossa pele?


Como escolher a melhor base para mim?

Uma base serve para uniformizar o tom de pele e esconder imperfeições - manchas, borbulhas, sinais, marcas - criando a tela perfeita para destacar a maquilhagem. É um produto que existe nas mais variadas texturas e cores, e objectivo é adaptá-lo da melhor forma possível ao nosso tipo e tom de pele. Concluímos portanto, que o nosso tipo de pele é muito importante na escolha da base que melhor resulta connosco. Além do tipo de pele, devemos ter em conta o efeito que queremos obter: acabamento e cobertura. O acabamento pode ir do mais mate ao mais luminoso sendo que um acabamento mate retira qualquer brilho da pele, conferindo um efeito veludo (e quase empoeirado) à própria tez, enquanto que um acabamento luminoso traz um aspecto mais natural e hidratado à pele. Já em termos de cobertura, uma base mais leve pretende uniformizar o tom de pele com uma certa transparência, permitindo que a própria tez espreite através da base. Uma base de maior cobertura cobre e uniformiza a pele na perfeição, porém o efeito pode ser menos natural.

Quanto à textura da base:
As bases podem ser líquidas (com diferentes densidades), em stick, em pó ou em mousse.
A base líquida é a mais comum, fluída e de fácil aplicação. Não só é a mais versátil como a mais difícil de caracterizar, por existirem bastantes opções no mercado. Os acabamentos e coberturas são variáveis. É um produto que pode ser construído - ou seja, podemos aplicar camadas de base até atingir o resultado necessário (e assim, aumentar a cobertura). Quanto mais aquosa for a base, menos cobertura possui; quando mais densa for a base, mais cobertura possui. A base em stick é mais densa e cremosa, quase com a textura de um corrector. É muito prática de aplicar, porém é perigosa em peles oleosas porque, por norma, bases em stick possuem uma fórmula mais oleosa para não conferir um aspecto desidratado à pele. Normalmente, possui mais cobertura mas é exige um pouco mais de tempo na hora de espalhar. Uma base em pó é extremamente fácil de aplicar, no entanto a cobertura é muito leve. Especial cuidado para quem utiliza bases em pó pois o corrector deve ser aplicado sempre aplicado antes da base nestes casos pois não se devem colocar produtos líquidos por cima de produtos em pó. A base em mousse tem uma textura mais aérea e um acabamento, por norma, matificante. Pode ser construível.  

tudo sobre bases


Tendo em conta o meu tipo de pele:
De forma geral, existem texturas que, em teoria, se adaptam melhor a cada tipo de pele, porém não façam disto regra. A escolha de uma base existe sempre experimentação: cada base tem a sua própria composição e responde a cada pele de formas completamente diferentes. 

Peles Oleosas // Bases com acabamento fosco e com efeito mate são privilegiadas por esconderem o excesso de brilho da pele por mais tempo. Bases em pó funcionam muito bem com este tipo de pele, porque controlam e absorvem facilmente o excesso de oleosidade com a sua textura. Por norma, as bases em mousse também possuem pouco óleo na sua composição. Quanto a bases líquidas, há que ter algum cuidado: procurar produtos isentos de óleos, leves e sem potencial para entupir os poros.

Peles Mistas a Normais // Mesmo numa pele mista, devem prevalecer fórmulas oil free ou aquosas, para que a base se mantenha confortável na pele durante o dia inteiro. Qualquer tipo de base é, normalmente, bem recebida por estes tipos de pele no entanto, acabamentos mate têm uma maior durabilidade.

Peles Secas // São permitidas bases com uma fórmula com mais óleo na sua composição, que conferem mais luz e hidratação à tez. A base deve possuir um pH equilibrado para não reagir com a pele. Bases líquidas com um acabamento mais luminoso funcionam especialmente bem com este tipo de pele. Bases em mousse são desaconselhadas pois acumulam nas linhas de expressão.

Peles com tendências acneicas e peles sensíveis têm de ter especial atenção à composição dos produtos. escolhendo produtos livres de parabenos, químicos e fragrâncias e que possuam ingredientes na sua composição que respeitem e apaziguem os respectivos problemas. Para peles maduras, existem bases mais leves com agentes anti-idade, que cobrem ao mesmo tempo que cuidam.

Como escolher correctamente o meu tom?    

Quando escolhemos uma base, o objectivo é sempre criar um efeito de segunda pele, sendo que o tom deve ser o mais similar possível ao nosso e desaparecer na nossa tez. Não comprem tons mais escuros com o intuito de parecer mais morena - é para isso que existe o bronzer. Nas primeiras compras, prefira adquirir bases em locais que possuam tester, para que possam facilmente encontrar a vossa cor. Experimentem-na sempre no rosto e não nas costas da mão - eu pessoalmente gosto de fazê-lo na linha do maxilar mas o sítio mais correcto é a bochecha, pois está a meio do rosto e apanha sol da forma mais uniforme. A pele das mãos pode ter um tom diferente da pele do rosto e, ainda que a base tenha a cor exacta da nossa mão, pode perfeitamente não resultar no rosto. O objectivo é obviamente deixarem de ver a base quando a colocam no rosto, logo experimentem vários tons e escolham aquele que se dissimula na vossa pele. Tentem sempre espreitar os testers na luz natural - a luz artificial das lojas é muito forte e pode prejudicar imenso na escolha do tom correcto. Se possível, tentem que a colaboradora vos aplique a base no rosto e andem algum tempo com ela, para perceberem como o produto se comporta e reage na vossa pele. Atenção que existem bases que oxidam (escurecem com o passar do tempo em contacto com a pele), portanto mesmo que o tom vos pareça exacto, deixem passar alguns minutos antes de fazer a compra e vejam se a cor continua a ser idêntica.  

tudo sobre bases

Por vezes, o tom parece idêntico, porém há qualquer coisa na cor que não nos cativa. É o subtom. As peles podem possuir subtons frios, quentes e neutros. Uma boa forma de descobrir facilmente os subtons é olhar para as veias do nosso pulso. Se as veias forem azuladas, o nosso subtom é frio; se as veias forem verdes, o nosso subtom é quente; se as veias forem um azul esverdeado, é neutro. Subtons frios funcionam melhor com bases com fundo rosa enquanto que subtons quentes pedem bases mais amarelas.

Nota: Quem tem a pele ligeiramente mais clara que o resto do corpo, seja pela utilização contínua de protector solar, seja por produtos auto-bronzeadores, pode utilizar a base para escurecer o rosto, igualando a tom da pele do rosto com a pele do corpo. Apenas nesta situação é pertinente comprar uma base mais escura e fazer o teste de cor na mão.

Caso tenham comprado o tom errado, existem algumas soluções que podem remediar o problema. Para tons mais claros que a nossa tez, finalizar generosamente com um pó compacto do nosso tom e bronzear bem o rosto; para tons mais escuros, misturar a base com um pouco de creme hidratante e corrigir o rosto com um corrector mais claro nas zonas estratégicas (em v na zona da olheira, testa, cana do nariz e queixo).


Como aplicar correctamente a base?

A base deve ser sempre aplicada após os cuidados de pele e a aplicação do primer, porém não precisa de ser aplicada como o passo seguinte. Quem pretende fazer correcção de cor, (com corretores verdes, roxos, corais - lá iremos) pode fazê-lo após o primer ou após a base, como preferirem. Podem ainda maquilhar os olhos antes de aplicar a base, para controlar melhor a possível queda de sombras na zona ocular. O produto deve ser aplicado de dentro para fora, no sentido ascendente. Aconselho a utilizar pouco produto de cada vez, para que desta forma possam controlar melhor a aplicação.

tudo sobre bases

Podem aplicá-la com um pincel língua de gato ou de topo recto, uma beauty blender ou com os dedosPessoalmente, recomendo fazerem-no com um pincel de topo recto ou a beauty blender, no entanto qualquer uma das opções é válida. Um pincel língua de gato tem mais precisão a chegar a todos os cantos, porém, como o objectivo acaba por ser pincelar a base pelo rosto, pode tornar o processo de difundir a base com a tez mais difícil (especialmente se exagerarem na quantidade). Com um pincel de topo recto, a base deve ser colocada com movimentos circulares e, como é um pincel maior, deve ter-se especial atenção aos detalhes, como perto das sobrancelhas e nos cantos do nariz. Com a beauty blender, o produto deve ser aplicado com leves pancadinhas e nunca arrastado, para não perder cobertura. O processo pode ser, inicialmente, mais demorado mas confere um ar muito natural à pele. Não recomendo a aplicação com os dedos não só porque questões de higiene, mas também porque um acabamento uniforme torna-se difícil de atingir com bases de maior cobertura. Em qualquer dos casos, a base deve ser esfumada até à linha do cabelo, às orelhas e ao pescoço, para evitar o efeito máscara. 

Desta vez, optei por não colocar as minhas sugestões de produtos porque a publicação já estava extremamente extensa. Porém, se acharem pertinente farei-o com todo o gosto. Deixem-me essa indicação nos comentários, por favor. Podem consultar aqui os restantes artigos do mini-curso de maquilhagem: o BÊ-À-BÁ DOS PINCÉIS, BÊ-À-BÁ DAS ESPONJAS DE MAQUILHAGEM e BÊ-À-BÁ DOS PRIMERS.  

Estou super curiosa, qual é a vossa base preferida de sempre?





53 comentários

  1. Great post and foundations!

    http://itsmeieva.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olaaaa :)
    Perdi me nos tons frios e quentes ahahahah
    Eu prefiro BB. Acho que sou muito nova para bases. E espalho mesmo com a mão e está a andar de mota ahahahah 💓

    Beijikitaz

    ResponderEliminar
  3. Mas que post tão completo e informativo! Eu sou uma baldas no que toca a bases; odeio a sensação de ter uma base na pele por isso nunca uso, mesmo que depois tenha um smokey eye todo xpto xD
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  4. Adoro este teu tipo de post's, são super úteis :)

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Um post muito completo! Era mesmo do que andava a precisar para escolher uma base!
    anaasmonteiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. me han gustado jsuto quiero comprarme una base

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas!
    Beijos, Rafaela do blog - welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Products look very promising, perfect for me :-)

    ResponderEliminar
  9. Um dos teus melhores post, adorei, muito completo!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. great!
    INTERNATIONAL 100$ GIVEAWAY! check out: YOUNG BLOG

    ResponderEliminar
  11. Adorei este post, como sempre esta genial!
    Beijinho
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Só usei base uma vez na vida e já não me recordo qual era.
    Gostei da publicação :) *

    ResponderEliminar
  13. A base é mesmo algo essencial e que nunca falta no meu dia-a-dia! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. É raro usar base mas há ocasiões em que não dispenso :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Mais uma explicação top :)
    Costumo usar base no dia-a-dia, portanto fiquei a saber um pouco mais.

    | BLOG | | GEDEIHEN |

    ResponderEliminar
  16. Love to read you!! I always use from Estee Lauder the Double Wear since it stay all day long!!

    www.lacaleya.com

    ResponderEliminar
  17. post super completo e informativo! Eu adoro a Fit me da Maybeline e por norma aplico com beauty blender ou com um pincel de topo recto :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Que post tão completo! Adorei a forma como explicaste tudo. Eu acho que pelo menos em duas marcas que amo a minha base perfeita, mas cada vez que me aventuro numa nova marca, há sempre espaço ao erro. Quanto ao material de trabalho o F80 continua a ser o meu favorito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Nice article :) I always use BB cream haha

    ResponderEliminar
  20. Mais um post fantástico e bastante útil para quem quer saber mais sobre este tipo de temas.
    Se puderes depois deixa-nos as tuas sugestões de bases, gostaria de saber.

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    LOOK RED JUMPSUIT | SHEIN

    ResponderEliminar
  21. Estou adorando essa série de posts! Tão bem explicado <3 eu gosto mais de bases líquidas com acabamento matte, essas em mousse nunca vi mas parecem ótimas! E gosto de aplicar com a esponjinha, acho que fica mais natural :)
    Adorei a ideia de misturar hidratante pra ela ficar mais clara, vou fazer!

    Beijinhos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Ando a adorar esta tua rubrica! Eu, normalmente, uso sempre líquidas, mas que confiram um ar super natural :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  23. I love the Base from catrice!
    xx
    Sarah

    ResponderEliminar
  24. tenho uma que adoro da marca da boots UK e é mesmo o meu tom e antes a minha preferida era a da revlon

    mas eu só sei aplicar base com pincel tenho de experimentar a esponja
    beijinho

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
  25. Que post excelente! Super informativo, aprendi coisas novas.
    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  26. Greate post ^_^ I'm new, i follow you, check my blog if you free ^_^ https://adrianafashionpuzzle.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  27. Adorei o post. Sempre tive dificuldades em comprar uma base. Costumo aplicar com o pincel de topo reto, não me dou bem com o língua de gato, demora muito mais tempo e de manhã coisa que não tenho é tempo ahaha.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Sem dúvida que só tu me consegues ajudar nestas indecisões! Apesar de não usar todos os dias, longe disso, tenho em conta alguns aspectos que referiste como ver na luz natural e não na grande maioria das lojas.. Já gastei algum dinheiro à conta desse facto!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  29. Nice post!

    http://MARTAsFASHIONdiary.com/studio/

    ResponderEliminar
  30. Realmente é a coisa que as clientes mais pedem mesmo! É tão importante acertar na base que correponde às nossas necessidades!

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  31. Confesso que não percebo muito sobre maquilhagem e estes teus posts têm me esclarecido bastante, uso base líquida e aplico com os dedos. adorei as tuas dicas e conselhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Olá! Tudo bem?
    AMEI o seu post sobre bases, confesso que tenho muita dificuldade em achar a ideal pra mim.
    Espero sua visita!
    Blog: EspinhaPunk!

    ResponderEliminar
  33. Unas bases de maquillaje estupendas!!
    Besos;))

    ResponderEliminar
  34. uma base para mim tem que ter alta cobertura, acabamento matte ou semi matte e longa duração!
    Sou doida por boa cobertura e o meu método favorito de aplicar base é a beauty blender. No entanto tenho fases em que adoro os pinceis da real techniques :p tudo depende do humor :)

    excelente post!

    ResponderEliminar
  35. Finalmente encontrei o teu cantinho! :)
    Estou super curiosa com a nova base da catrice. E, sem dúvida, das melhores explicações que já li sobre base/pele.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Post excelente.
    Extremamente completo.
    :)

    ResponderEliminar
  37. This is such an awesome post! Have a great new week. :)
    http://starlingdays.blogspot.com/2017/04/wonderful-trip-to-newport-oregon.html
    https://www.instagram.com/mira_shpak

    ResponderEliminar
  38. Love this! Sounds like a good brand ♥


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  39. Hi. You have a wonderfull blog. I am following you via gfc and i hope you follow back. Have a nice day.
    deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Excelente post! Super completo e informativo. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderEliminar
  41. Fico pró em maquilhagem graças a ti, não tarda, eheh :D

    Beijinhos, Pirilampos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  42. Um dos meus produtos favoritos no que toca a maquilhagem.. pele perfeita é tudo de bom!! Que post mega interessante para quem está a começar e quer aprender como escolher uma base!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  43. Gosto tanto destes posts!
    Neste momento, ainda ando num debate entre se tenho subtom amarelo ou neutro. Vou ter de comprar uma base neutra para perceber. Já me ocorreu ter de misturar as duas...

    ResponderEliminar
  44. Que publicação tão interessante!! Eu gosto muito da Infallible 24h Matte da L'Oreal!

    MOONFADE

    ResponderEliminar
  45. Este é um caminho longo que ainda tenho que percorrer, ja experimentei varias bases e ainda não achei uma que eu gostasse muito e que tivesse o efeito que pretendo.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  46. adorei a publicação babe ~~~ infelizmente tenho veias azuis xD

    ResponderEliminar
  47. Gostei imenso da Born this Way. Já testei uma amostra e gostei muito dela :D
    De momento tenho a EX1 e adoro esta!

    'Get Up, Makeup

    ResponderEliminar
  48. Adoro os teus "bê-à-bás" :) Eu já encontrei as "minhas" bases do coração.

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  49. Cátia,
    Um post bem completo e informativo!
    Tens toda a razão! As bases regem e adaptam-se de maneira completamente diferente de pele para pele...só a experimentação nos ajuda a encontrar as que funcionam melhor connosco!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3