sábado, 10 de setembro de 2016

5 CONSELHOS PARA COMER MELHOR


Sempre fui a favor da alimentação saudável, mas a verdade é que quando saí de casa dos meus pais, tornou-se muito mais difícil conseguir comer bem. Tudo complicava - ou era o horário de trabalho que não me permitia fazer refeições a horas certas, ou o tempo que tinha que não me permitia cozinhar em antemão, ou o facto de trabalhar num centro comercial cujas opções na área de restauração eram tudo menos saudáveis... Tudo desculpas, portanto. Foi um caos orientar a minha vida para começar a andar com marmitas e tupperwares atrás, mas hoje isso é uma realidade. Óbvio que ainda tenho deslizes aos pontapés - um shout out para os jantares com os amigos! - mas, na maioria, tento fazer um esforço para me preocupar com o que ingiro. Temos todos de começar por algum lado e, se essa é a vossa vontade aconselho-vos a ler estes cinco conselhos que vos deixo.

Pequenas mudanças, grandes resultados.

É muito fácil fazermos pequenas substituições no nosso dia-a-dia. Por exemplo, trocar o pão branco por pão escuro ou de sementes, trocar o óleo vegetal por óleo de coco ou o queijo flamingo por queijo fresco. E talvez a massa e o arroz comuns por opções integrais. Coisas que em nada alteram o nosso quotidiano, mas acabam por fazer toda a diferença no tipo de nutrientes que estamos a ingerir. Pessoalmente, acho que o truque é acreditarmos que não estamos cortar alimentos, mas sim a escolher de forma educada a melhor hipótese. Basicamente, aprendermos que se realmente nos apetece uma sobremesa, há sempre a opção da fruta fresca ou da gelatina em vez da mousse de chocolate.

Quebrar a rotina com criatividade

Quando comecei a tentar comer melhor, não demorei nada a aborrecer-me. Como o meu reportório de receitas se limitava a natas e a frigideira, acabava por fazer sempre as mesmas refeições. A conclusão da falta de diversidade são obviamente as carências. Quando os sabores não variam no palato, é normal que o nosso corpo peça automaticamente outras coisas. É por isso que é muito importante pesquisarem receitas diferentes e saírem fora da vossa zona de conforto no que toca à culinária. Tenho uma publicação aqui no blog sobre alguns blogs que adoro consultar quando me falta a inspiração; podem consultá-la aqui


Mais refeições, menos porções. 

Sabem aquelas alturas em que estamos a morrer de fome e repetimos o prato principal duas vezes? Exacto, é exactamente isso que devemos evitar. Comer com duas a três horas de intervalo entre refeições evita os grandes ataques de fome, onde acabamos a comer em excesso. Ingerir alguns snacks como frutos secos, gelatina ou fruta entre as refeições principais é o truque para estarmos sempre satisfeitos, sendo que é muito importante fazê-lo com peso e medida. Comer devagar e sem distracções para percebermos quando o nosso estômago está saciado é uma óptima dica para ajudar a regular as porções.

Beber água "como deve de ser".

Penso que nem sequer vale a pena referir a importância da água no nosso quotidiano. A melhor altura para beber água é ao acordar. Apenas um copo ajuda todo o sistema a 'arrancar'. Se juntarmos umas gotas de limão, estamos também a ajudar na eliminação de toxinas. Ainda assim, continua difícil para algumas pessoas ingerir o mínimo de 1,5 litros por dia. Um óptimo truque é beber um copo de água cheio antes de cada refeição - o que também vai ajudar o corpo a sentir-se mais saciado. No entanto, não devemos acompanhar as refeições com água porque, neste caso, pode dificultar digestão.

Comer vegetais a todas as refeições.

Criar o hábito de comer uma sopa ou uma salada a acompanhar todas as refeições ajuda imenso a comermos melhor. Para além de atingirmos mais rapidamente a sensação de saciamento, recebemos facilmente uma boa dose dos nutrientes e vitaminas necessários para o dia-a-dia. Para além de que, consequentemente, não temos de abusar nos hidratos de carbono para nos sentirmos cheios.

Dicas muito simples e acima de tudo facilmente adaptavéis à nossa rotina. Se for do vosso agrado, tenho todo o prazer em começar a mostrar-vos algumas das minhas refeições aqui no blog. Alguma receita saudável a que não resistam?





40 comentários

  1. Gostei muito do seu blog ! :) Deixe a sua opinião sobre o meu no post mais recente : http://orapazacoriano.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. NEm mais meu anjo. É que fiquei mesmo de boca aberta com a qualidade até porque nunca pensei em dar-me tão bem com ele :D

    Adorei as dicas. Sem dúvida alguma que há imensa coisa pequena no nosso dia-a-dia que, quando mudada, faz logo imensa diferença. Uma dica que reitero é o facto de não se saltarem refeições e termos horários certos :D

    NEW DECOR POST | Back To School Organization Tips.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas babe! Acho muito importante levarmos a marmita quando vamos para o trabalho ou passamos o dia todo nalgum lado, assim evitamos comer porcarias.

    Parece que vou ter que comprar mesmo um curling iron ou um icurl! Obrigada pelo elogio babe!

    Xoxo,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei os conselhos, acho que aos poucos tenho vindo a conseguir aplicar quase todos! A aquele que me custa mais é o dos vegetais, alface ainda vai a acompanhar, mas vegetais em si é muito complicado, não gosto nada de verdes XD kiss^^

    Giveaway Back to School | Patsilvarte

    ResponderEliminar
  5. Olá Cátia, tudo bem? :)
    Gostei imenso, imenso destas dicas! Tenho tentado alimentar-me melhor ultimamente, evitar os excessos, a comida de plástico e assim! Tenho bebido imensa água e tenho notado que ela é uma importante ajuda quando estamos a tentar melhorar a nossa alimentação pois ajuda a que não cometamos excessos não sei como, é tipo mágico mas realmente ao beber um copo cheio antes de uma refeição comemos logo menos e não temos a necessidade de repetir! Vou ver agora a tua lista de blogs com receitas, acho que me vai ser muito útil pois ainda estou muito agarrada ao habitual...
    Beijinho ♥
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas! Acho que o nosso principal problema é mesmo querermos mudar em grande, alterar de forma drástica as nossas rotinas, depois não conseguimos acompanhar e desistimos. Um passo de cada vez é o mais sensato. Não tem que ser tudo a correr, digamos assim, tal como referiste, podemos começar por substituir determinados alimentos por outros. São coisas simples, mas que vão apresentar resultados.

    ResponderEliminar
  7. Estas dicas são essenciais, confesso que o que me falta é mesmo beber água como deve ser. Já faço mais refeições em pequenas porções.
    Gosto tanto do Blog. Beijinho,
    Último post: é só clicar AQUI

    ResponderEliminar
  8. It seem to be really delicious!

    Kisses, DadieB. ~
    dadiebradshaw.com

    ResponderEliminar
  9. São ótimas dicas! Tenho tentado incorpora-las ultimamente mas às vezes não resulta ahah :p Beijinhos!

    SORTEIO NO BLOG - NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do post! No próximo fim de semana volto para a faculdade e volto a viver sozinha e por isso sou eu que controlo tudo o que como! Admito que uma das desculpas para não comer de forma mais saudável é a minha falta de criatividade para fazer pratos diversificados, pois só comecei a cozinhar à cerca de um ano!! Gostava muito que partilhasses alguns desses pratos que falas!

    xx Rita | O blog da Ritinha

    ResponderEliminar
  11. Amei os conselhos, eu costumo seguir uma alimentação certinha durante uma semana e nas outras 3 do mês acabo comendo besteira. acho que sempre substituir uns por outros mais saudáveis é ótimo porque quando fomos perceber já substituímos tudo
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Amei as dicas, estou precisando delas.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  13. São ótimas dicas. Essa de beber um copo de água antes da refeição já conhecia, mas não me lembrava! Tenho de começar a fazê-lo. Beijinho!
    novo post: Maybelline Lash Sensational Review // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  14. Eu nunca fui de me preocupar muito com a alimentação mas isso está a mudar e este post vai ajudar muito!<3

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Gostei da primeira dica. Muitas vezes desistimos por passarmos fome e se pelo menos optarmos pelo que é mais saudável, talvez se torne mais facil.
    Beijinho e bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  16. Quero mesmo seguir essa onda de refeições mais saudáveis. Já faço algumas substituições, mas ainda há muitos hábitos que tenho de mudar.
    Gostei da ideia de partilhares algumas das tuas receitas, quanto mais informação sobre o tema melhor :)

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  17. Um post mesmo para mim! Ando a tentar melhorar a minha alimentação.
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adorei estas dicas, coincidem com a mudança que tive de fazer na minha rotina alimentar, estava com excesso de peso e no final de 2015, depois das férias, dei um basta e já lá vão 19kg a menos, quando olho para a balança e vejo 66kg nem acredito :))

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Meu problema é que faço muitas refeições com muitas porções, aí não funciona né? kkk Mas é tudo questão de hábito mesmo, com a rotina a gente acostuma

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderEliminar
  20. Adorei os teus conselhos e dicas :) Não podemos desistir logo ao primeiro obstáculo
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Adorei, alimentação é algo bem delicado... Beijoss!

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. olá flor tudo bem?

    nossa, muito bem explicado, tirou algumas dúvidas, adorei.
    vou aderir, estou precisando fazer umas mudanças e este post veio na hora certa.
    flor estou seguindo o blog pra não perder os proximos post. beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com
    P.S quando poder da uma passadinha lá no blog, espero que goste beijos

    ResponderEliminar
  23. No meu primeiro ano de faculdade engordei uns bons kg exatamente por não comer bem. Acho este género de posts super interessantes e úteis! <3

    ResponderEliminar
  24. Obrigada! ♥
    Ótimas dicas, excelente post!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Really nice post! Hope you have an amazing new week.

    STYLEFORMANKIND.COM
    Bloglovin

    ResponderEliminar
  26. Tento sempre cumprir todas estas dicas, se bem que às vezes não é fácil!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  27. Ótima dicas linda ... Devemos com certeza ter uma alimentação saudável. .
    Adorei ...
    Um beijo
    http://girlssweeet.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  28. look delicious

    new post
    www.miharujulie.com

    ResponderEliminar
  29. Bom Aspeto:)
    Newpost:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/09/new-sundays-brunch-with-pool-access-at.html#disqus_thread
    Bjs Karina

    ResponderEliminar
  30. Verdade! *.*

    Adorei. São bons conselhos!

    Ótimo domingo!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  31. Siim partilha algumas das tuas receitas por aqui! :D As tuas dicas fazem toda a diferença. <3
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway

    ResponderEliminar
  32. Muito boas as tuas dicas,adorei e super adorei a tua publicação,boa semana e feliz mês de Setembro para ti,fica bem!!

    ResponderEliminar
  33. Entrei em um desafio pessoal ano passado para mudar meu estilo de vida completamente, comecei a cuidar do meu corpo melhor, me alimentando bem e fazendo exercicios. E a grande dica na verdade é : queira. Porque sempre aparecem pessoas dizendo o quão dificil é escolher este estilo de vida, e na verdade pode até ser, se você não está engajado e com um objetivo. Suas dicas são realmente boas, adaptar um novo cardápio com seu estilo de vida é a forma mais produtiva de começar a mudança.
    Beijos, seu blog é um amor, já estou seguindo!

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderEliminar
  34. Boas dicas, para mim o mais difícil é à noite, deito-me tarde, ver series ou estar ao pc acaba por dar vontade de estar a trincar algo x)
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. Boas dicas!! Tenho de começar a beber mais água.
    segui-te, beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Sorte sua que sempre se alimentou bem. Já eu, até o ano passado, não comia nada de verduras e legumes. Daí do dia pra noite resolvi adotar o veganismo na alimentação e desde então venho me alimentando bem melhor. Acho que quando estamos focadas no propósito (que é, de uma forma geral, se sentir bem) o processo todo pode ser facilitado. Suas dicas são muito importantes! Adorei! :)
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderEliminar
  37. Pequenos hábitos geram grandes mudanças! Também estou em busca de um estilo de vida mais saudável, dei algumas dicas lá no meu blog.

    http://elapensatambem.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Fico genuinamente muito grata pelo tempo perdido a escrever cada comentário. Movem-me, sempre, a querer oferecer mais e melhor conteúdo a cada dia! Para uma resposta mais rápida, por favor, recomendo o e-mail thepinkelephantshoe@gmail ou uma DM pelo instagram. Novamente, obrigada <3